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  • 19% sparen
    von Víctor Segundo Arias
    65,00 €

    O objectivo da investigação era desenvolver estratégias didácticas centradas nas narrativas sagradas do povo Kankuamo que consolidam a compreensão de leitura dos alunos da terceira e quarta classes da Institución Educativa Promoción Social Guatapurí-Chemesquemena, Cesar. Metodologicamente, o trabalho foi enquadrado na abordagem qualitativa, na modalidade de investigação aplicada. A população era constituída por estudantes da terceira e quarta classe. As técnicas utilizadas para a recolha de informação foram o diário de campo e o diário de observação. Por outro lado, retoma a Ordem Educativa de Kankuamo (Makú Jogúki) da qual emerge o Modelo Educativo, constituindo assim um elemento de ordem cultural que inclui a cosmovisão, a espiritualidade, a componente social e pedagógica do Povo Kankuamo que tem em conta a construção comunitária do conhecimento e o pensamento que tem como referência a pedagogia do concelho centrada na sabedoria dos mais velhos, onde a preservação da cultura está principalmente imersa.

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    von Víctor Segundo Arias
    65,00 €

    L'objectif de la recherche était de développer des stratégies didactiques centrées sur les récits sacrés du peuple Kankuamo qui consolident la compréhension de lecture des élèves de troisième et quatrième année de l'Institución Educativa Promoción Social Guatapurí-Chemesquemena, Cesar. Sur le plan méthodologique, le travail a été encadré dans l'approche qualitative, dans la modalité de la recherche appliquée. La population était composée d'élèves de troisième et quatrième année. Les techniques utilisées pour collecter les informations étaient le journal de terrain et le journal d'observation. D'autre part, il reprend l'ordre éducatif Kankuamo (Makú Jogúki) d'où émerge le modèle éducatif, constituant ainsi un élément d'ordre culturel qui inclut la cosmovision, la spiritualité, la composante sociale et pédagogique du peuple Kankuamo qui tient compte de la construction communautaire de la connaissance et de la pensée qui a pour référence la pédagogie du conseil centrée sur la sagesse des anciens, où s'immerge principalement la préservation de la culture.

  • 19% sparen
    von Víctor Segundo Arias
    65,00 €

    L'obiettivo della ricerca era quello di sviluppare strategie didattiche incentrate sulle narrazioni sacre del popolo Kankuamo che consolidassero la comprensione della lettura degli studenti di terza e quarta elementare della Institución Educativa Promoción Social Guatapurí-Chemesquemena, Cesar. Metodologicamente il lavoro è stato inquadrato nell'approccio qualitativo, nella modalità della ricerca applicata. La popolazione era composta da studenti di terza e quarta elementare. Le tecniche utilizzate per raccogliere le informazioni sono state il diario di campo e il registro di osservazione. Dall'altro lato, riprende l'Ordine Educativo Kankuamo (Makú Jogúki) da cui emerge il Modello Educativo, costituendo così un elemento di ordine culturale che include la cosmovisione, la spiritualità, la componente sociale e pedagogica del Popolo Kankuamo che tiene conto della costruzione comunitaria della conoscenza e del pensiero che ha come riferimento la pedagogia del consiglio centrata sulla saggezza degli anziani, in cui è principalmente immersa la conservazione della cultura.

  • von Víctor Segundo Arias
    79,90 €

    Ziel der Untersuchung war es, didaktische Strategien zu entwickeln, die sich auf die heiligen Erzählungen des Volkes der Kankuamo konzentrieren und das Leseverständnis der Schüler der dritten und vierten Klasse des Institución Educativa Promoción Social Guatapurí-Chemesquemena, Cesar, stärken. Methodisch wurde die Arbeit im Rahmen eines qualitativen Ansatzes, in der Modalität der angewandten Forschung, durchgeführt. Die Grundgesamtheit bestand aus Schülern der dritten und vierten Klasse. Zur Informationserfassung wurden das Feldtagebuch und das Beobachtungsprotokoll verwendet. Andererseits greift es die Kankuamo-Erziehungsordnung (Makú Jogúki) auf, aus der das Erziehungsmodell hervorgeht, und stellt somit ein Element der kulturellen Ordnung dar, das die Kosmovision, die Spiritualität, die soziale und pädagogische Komponente des Kankuamo-Volkes, die den gemeinschaftlichen Aufbau von Wissen berücksichtigt, und den Gedanken, der sich auf die Pädagogik des Rates bezieht, der sich auf die Weisheit der Ältesten konzentriert und in dem die Bewahrung der Kultur hauptsächlich verankert ist, einschließt.

  • 19% sparen
    von Víctor Segundo Arias
    65,00 €

    The objective of the research was to develop didactic strategies focused on the sacred narratives of the Kankuamo people that consolidate the reading comprehension of third and fourth grade students of the Institución Educativa Promoción Social Guatapurí-Chemesquemena, Cesar. Methodologically, the work was framed in the qualitative approach, in the modality of applied research. The population consisted of third and fourth grade students. The techniques used for the collection of information were the field diary and the observation log. On the other hand, it takes up the Kankuamo Educational Order (Makú Jogúki) from which the Educational Model emerges, thus constituting an element of cultural order that includes the cosmovision, spirituality, the social and pedagogical component of the Kankuamo People that takes into account the community construction of knowledge and the thought that has as reference the pedagogy of the council centered on the wisdom of the elders, where the preservation of the culture is mainly immersed.

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    von Víctor Segundo Arias
    65,00 €

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